Programa :: Visão detalhada

10h45 – Sessão de abertura :: Sala de Atos do ICS

Elsa Costa e Silva, Coordenadora do GT de Economia e Políticas de Comunicação
Helena Lima, Coordenadora do GT de Jornalismo e Sociedade
Luís António Santos, Diretor-Adjunto do Centro de Estudos de comunicação e Sociedade

11h00 – Painel temático :: Jornalismo, entre a sociedade e o negócio :: Sala de Atos do ICS

Armando Esteves Pereira, Diretor-geral editorial adjunto da Cofina Media S.A
Pedro Leal, Diretor-Geral de Produção da Rádio Renascença
Pedro Miguel Santos, Diretor do projeto de jornalismo independente Fumaça
A designar, Membro da Direção do Sindicato dos Jornalistas

Joaquim Fidalgo, Professor da Universidade do Minho (Moderador)

13h00 – Pausa para almoço
Almoço ligeiro servido no local do encontro (exclusivo para participantes registados)

14h00 – Sessões paralelas :: 1

Sessão # 1 – Novas perspetivas de negócio no jornalismo :: Sala de Atos do ICS
Moderadora: Elsa Costa e Silva

Media de clubes: novos modelos de negócio para uma relação entre media e futebol
Fernando Vannier Borges (CPES | Universidade Lusófona)

Newsgame: como os jogos podem salvar as notícias e fortalecer um novo negócio?
Deborah Cattani (CECS | UMinho), Maurício Pacheco Amaro (UP)

Cenários e alternativas na viabilidade económica da atividade jornalística no Brasil
Leoní Serpa (UFP), Patrícia Weber (UFP)

A marca patrocinada – O modelo de negócio na Comunicação Social
Renato Costa Leite (ISEG)

Sessão # 2 – As fronteiras do jornalismo :: Laboratório de Imagem do ICS
Moderador: Pedro Jerónimo

Jornalismo online e conteúdos patrocinados
Helena Lima (UP), Ana Isabel Reis (UP)

Jornalistas e assessores de comunicação: semelhanças e diferenças deontológicas
Suzana Cavaco (UP | CITCEM)

O papel da regulação participada e em parceria na redefinição das fronteiras do jornalismo profissional
João Miranda (CEIS20|UC)

Publicidade “à maneira de” jornalismo
Joaquim Fidalgo (CECS | UMinho)

Fake news e a verdade do simulacro
Lídia Lima e Silva (PUC Minas), Pedro Jerónimo (ISMT), Mohazir Salomão Bruck (PUC Minas)

15h30 – Pausa para café

16h00 – Sessões paralelas :: 2

Sessão # 3 – Negócios no jornalismo: entre a normatividade e a inovação :: Sala de Atos do ICS
Moderadora: Suzana Cavaco

Plataformas, algoritmos e modelos de negócio: como um novo paradigma de informação e comunicação desafia o jornalismo e os jornalistas
José Moreno (ISCTE | IUL)

Como a comunicação social lida com a inovação: um estudo de caso das melhores práticas em Portugal
Miguel Crespo (ISCTE | IUL), Ana Pinto Martinho (ISCTE | IUL), Caterina Foà (ISCTE | IUL)

Por uma discussão normativa de “modelo de negócio” dos media
Carlos Camponez (CEIS20 | UC)

Rádio em Portugal: cada vez mais longe da informação?
Elsa Costa e Silva (CECS | UMinho)

A aposta no jornalismo de qualidade como modelo de negócio
Lucas Zanetti (Universidade Estadual Paulista)

Sessão # 4 – Desafios às práticas jornalísticas :: Laboratório de imagem do ICS
Moderadora: Helena Lima

Jornalismo de dados em Portugal: um estudo exploratório sobre práticas jornalísticas especializadas
Marco Antônio Gehlen (UFMA), Jorge Pedro Sousa (UFP)

Jornalismo Appificado: arquitecturas das notícias
Alexandra Fante (UMESP – UBI)

Prospecção para novos formatos jornalísticos: newsgames e raciocínio lógico como desafios lúdicos a começar em sala de aula
Rita Paulino (UFSC), Carlos Marciano (UFSC), Marina Empinotti (UBI), Pedro Jerónimo (ISMT)

Entre o dever ético e a legitimidade no jornalismo alternativo
Guilherme Carvalho (Uninter | UEPG), Marcelo Bronosky (UEPG)

17h30 – Encerramento / Reunião dos GT’s